sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alossauro

Alossauro (Allosaurus), que significa "Lagarto Diferente" é um espécie de Dinossauro Teropodes que viveu no período do Jurássico, era o maior carnivoro de seu período. Viveu junto com os Ceratossauros (na qual era rivais), mas, como o Alossauro era mais alto e evoluído, vencia dos Ceratossauros nas disputas. Suas espécies viveram em quase todos os continentes exceto: Antartica e Ásia. O alossauro media no máximo 14 metros de comprimento, 5,6 de altura e pesava o equivalente ao um elefante. Acreditam-se que caçavam em bandos, e, eram agéis e perigosos, mesmo sendo pesados. A cima de sua cabeça, possuía duas cristas que podiam servir como atrativo sexual. Sua boca era armada de dentes afiados e poderosos. Suas presas eram os Apatossauros, Camarassauros, Diplodocus, Estegossauros e outros dinossauros que os Alossauros caçavam (perseguindo esses bandos).

Seu primeiro fóssil encontrado ocorreu nos anos 1877 descoberto por Othniel Charles Marsh, mas, os fóssies mais importantes foram nos Estados Unidos e em Portugal. 


Os documentários que eles apareceram foi no Walking with Dinosaurs (Caminhando com os Dinossauros) da BBC no 2 episódio - Era dos Titãs, (onde retratam um grupo Diplodocus, no final do episódio há um ataque deles com uma diplodocus fêmea jovem), no episódio 4 - Os espíritos da floresta de gelo (quando um Alossauro polar "Allosaurus dwarf" mata a fêmea dominante, do grupo dos Leaellynasaura) e no especial Walking with Dinosaurs Special - The Ballad of Big Al (Caminhando com os Dinossauros Especial - A balada de Big Al) mostrando do início da vida do "Big Al" (o fóssil de Alossauro com 95% do corpo completo) até sua trágica morte.

Outras espécies de Alossauros:
  • Allosaurus fragilis (alossauro)
  • Allosaurus atrox
  • Allosaurus europaeus
  • Allosaurus dwarf. (alossauro polar)
  • Allosaurus maximus
  • Allosaurus trihedrodon
Dados do Dinossauro:
Nome: Alossauro
Nome Científico: Allosaurus fragilis
Local em que viveu: América do Norte, África
Época: Jurássico
Peso: 1,5 toneladas
Tamanho: Cerca de 4 metros de altura e 12 de comprimento
Alimentação: Carnívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário