Dinossauros

Esses gigantes lagartos viveram aproximadamente 230 milhões de anos atrás até 65 milhões de anos atrás, onde foram extintos por causa do meteoro que caiu na penísula de Yucatán no México. Os primeiros fóssil encontrados deles foram nas épocas medievais, que os burgueses deram nomes de Dragões. E muitas histórias de dragões foram feitas de bases dos nossos dinossauros. Os primeiros dinossauros, eram de porte pequeno, ágil, ferozes, e carnívoros; por exemplo o Eoraptor uns dos primeiros dinos há surgir na Terra no início do período Triássico na Era Mesozóica. A palavra "dinossauros", vem do grego "déinos" - terrívelmente grandes + "saurós" - lagartos. 


Dinosauria; nome dado pelo paleontólogo e analista inglês Richard Owen (conhecido como o pai dos Dinossauros) ao grupo dos dinossauros em 1842. Naquela época já tinham descobertos os Iguanodons, os Megalosaurus e Hylaeosaurus.Os dinossauros tem duas ordens: a Saurischia (ossos de quadris identica dos répteis) e a Ornithischia (ossos de quadris identica das aves).

Os dinossauros evoluíram dos seus ancestrais (os arcossauros), logo após dos 20 milhões de anos do evento "extinção Permo-Triássica", foi quando que a Terra perdeu 95% da vida. Os paleontólogos acreditam que o Eoraptor foi o primeiro dinossauro há evoluir e o primeiro ancestral dos dinossauros, ele evoluiu por volta 235 milhões de anos atrás (onde encontraram um fóssil dele). Os dinossauros foram evoluindo, mudando, cresçendo e diminuíndo nas épocas do Jurássico e Cretáceo, indo de lugar para o outro. As extinções dos dinossauros ocorreu há 65 milhões de anos atrás que ficou conhecido como Evento K-T, dando fim nos dinossauros e dando início aos mamíferos primitivos e os parentes ancentrais das aves.

Mapas mundiais (Continetes da Era Mesozóica).
No período Triássico, o começo da era dos dinossauros, mas, havia ainda répteis dominando o mundo. Os continentes eram todos juntos e se chamavam de Pangeia. Durou de 250 milhões de anos até 200 milhões de anos atrás. 
No período Jurássico, tinha apenas dois continentes: o Laurásia (ao norte) e o Gondwana (ao sul). Já nesse período, os dinossauros evoluíram bastante e já estavam dominando o mundo. O Jurássico durou de 250 milhões de anos até 145 milhões anos atrás.
E o último período da Era Mesozóico, o Cretáceo. Um período onde os dinossauros chegaram ao seu auge e no final desse período, o fim da Era Mesozóica Se vocês perceberem, os continentes estam muito parecido com o atual. O período Cretáceo durou de 145 milhões de anos até 65 milhões de anos atrás.


Lista de espécies (grupos)
Anquilossauros
Celidossauros
Ceratopsídeos
Estegossauros
Ornitópodes
Paquicefalossauro
Prossaurópodes
Saurópodes
Terópodes